Transtorno de Ansiedade
- elainemariani13099
- 29 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Os transtornos de ansiedade são os que mais afetam as crianças, cerca de 4 á 20% delas. Os quadros de ansiedade são divididos em:
· Ansiedade de Separação, especifico da infância, tem como característica principal a preocupação excessiva em relação a separação da pessoa amada.
· Fobia Social, esta relacionado ao medo persistente a situações sociais, comportamentos inibidos pode ser um preditor para desenvolver esse quadro.
· Ansiedade Generalizada a criança traz excessiva e múltiplas preocupações, apresentando pelo menos uma queixa somática, ou seja, resposta fisiológica.
· Fobias Especificas que esta relacionado ao medo excessivo se coisas bem definidas, como medo de gato, cachorro, cobras, etc...
Vale ressaltar que a ansiedade é uma resposta humana, está presente em todas as pessoas, o que vai caracterizar se é patológico será sua intensidade, frequência e a duração que ela surge. Alguns sintomas presente nas crises de ansiedade são:
· Preocupação excessiva
· Indecisão crônica
· Problematização excessiva
· Introspecção
· Auto-critica
· Inquietação
· Fadiga
· Atraso na fase do sono
· Dificuldade de concentração
· Irritabilidade
· Tensão crônica
Quando pensamos na etiologia do transtorno, podemos citar algumas possíveis situações que possa ter contribuído para o surgimento do transtorno, formas que contribui esta relacionado a questões biológicas e ambientais como, estilo de apego inseguro, temperamento da criança, presença do transtorno nos pais, determinadas características do estilo parental, por exemplo, super proteção e comportamentos de evitação. A situação na cabeça de nossos pequenos é feita uma leitura irrealista dos acontecimentos, gerando assim interpretações ameaçadoras dos fatos, o dialogo internos deles é marcado por previsões de falhas e perigo, geralmente são mais pessimistas e tendem a pensamentos catastróficos, além de superestimar eventos externos, eles subestima sua capacidade de enfrentamento e de lidar com situações negativas. No que se refere ao tratamento a Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) disponibiliza varias técnicas de eficazes para enfrentamento e tratamento dos transtorno ansiosos. Normalmente o trabalho se divide em duas etapas, sendo estratégias facilitadoras e exposição a situações temidas. O tratamento visa ensinar a criança a reconhecer seus sentimentos, seus medos e os sinais de ansiedade, utilizando-os para enfrentá-los, á criança aprende a identificar processos
cognitivos disfuncionais gatilhador da ansiedade, e recebem treinamento em relaxamento. A técnica mais utilizada e que apresenta mais eficaz nos tratamento de ansiedade é o modelo de Coping Cat. Um fator de grande importância nesse processo de tratamento é orientação parental, a inclusão da família nesse aspecto tem se mostrado resultados importantes no tratamentos das crianças ansiosas.
Comentários